Reacções aos recados de Onésimo: São Vicente é alvo preferido da sanha fundamentalista

4/05/2012 07:37 - Modificado em 4/05/2012 07:37

O artigo de opinião de Onésimo Silveira, publicado no jornal ASemana, onde este envia vários recados para os”fundamentalistas” que sonham com uma “ utópica república de Santiago começa a mostrar os efeitos. O primeiro foi ter feito OS, qual Fénix, renascer da cinzas onde estava desde o “ divórcio com JMN e o PAICV”e os 454 votos que conseguiu em São Vicente como cabeça de lista do PTS. Os comentários  neste online  são na maioria favoráveis a postura assumida pelo “ Tribuno de Mindelo “.

Em São Vicente Silveira voltou a ser cumprimentado, de novo, por pessoas de vários quadrantes políticos que há muito tempo deixaram de lhe estender a mão e muito menos de lhe dar razão. O certo é que com a postura assumida no artigo OS consegue de novo ser elogiado e colocar-se na posição de Tribuno de Mindelo e mais importante ser perdoado “ pelos seus muitos pecados”.

Um leitor do NN comentou assim a postura de OS “Muito bem Dr. Onésimo é pena que vc tenha andado chafurdar na lama com essa gente quando se junto ao JMN e colocou os seus interesses pessoais acima dos interesses de São Vicente, mas como reconhece os seus pecados, por mi esta perdoado, pois Mindelo precisa do seu tribuno “ Outro leitor do NN vai em sentido oposto” Um intelectual de elevadíssima craveira; um texto literário de primeira grandeza. Do conteúdo, basta referir, que ele consegue ler e transmitir o que vai na alma de cada Mindelense ou barlaventista, como ele chama. Eu que pensava que já lhe faltaria alguma energia para continuar esta tremenda luta de décadas que vem travando a partir da trincheira de S.Vicente, onde os Santiaguenses, cavaleiros da Republica pretende acantonar-nos. Parabéns e longa vida Dr. O. Silveira para gáudio dos mindelenses.

Marca definidora de todos os fundamentalismos.

A verdade é que a postura e as ideais de OS encontram eco em determinados segmentos da sociedade mindelense que concordam com as suas análises, particularmente quando faz a defesa da morna e de São Vicente, quando afirma que “Por representar, a um nível elevado, valores paradigmáticos da crioulidade, São Vicente transformou-se em alvo preferido da sanha fundamentalista.

O homem crioulo é, de forma desabusada e redutora, transfigurado em “mulato”, uma simbolização daquilo que no seu entender representa o menosprezo da raça negra pelos intrusos colonialistas. A morna, espelho da alma do homem crioulo cabo-verdiano é, por implicação lógica, um pecado cultural dos alienados. Está, pois, na linha lógica do fundamentalismo, a recusa de perdoar um tal crime de lesa-cultura. Rejeitam, por isso, a força dos factos e os ensinamentos de história que fazem recuar as fronteiras do obscurantismo e da ignorância. Essa é a marca definidora de todos os fundamentalismos.

Mas os “fundamentalistas” embora identificados como nome e morada como o Primeiro-ministro e o Ministro da Cultura optaram pela estratégia do silêncio e ainda não reagiram.

  1. caboverdiano

    Como é q o governo vai reagir se ja adotaram uma postura de silêncio…PM só aparece na Midia para enaugurar obras e lançar primeira pedra …Por isso que digo que o DR. ONESIMO NUNCA DEVERA ABANDONAR A POLITICA POIS CABO VERDE PRECISA DESTE HOMEM.

  2. Neves

    Se as decisões de governação em Cabo Verde são realmente tomadas por uma única pessoa – o Primeiro Ministro, então estamos tramados!!! O que anda os outros membros da governação a fazer, que afinal são em grande parte pessoas de ilhas? Foram contratados para que? Os Ministros, Directores Gerais, Delegados Regionais, Deputados, PCA’s de institutos e empresas, etc. ganham para que afinal??? Se assim é, então vivemos numa ditadura!, se não é, então esse elenco governamental não presta.

  3. pedro

    Podem reagir com toda vontade, Onésimo Silveira tem estofo para aguentá-los.

  4. Sempre admirei este homem. Sem fanatismos politico-partidarios, analisemos o homem e o seu combate pela democracia e valores que tais, concluiremos pelo muito que fez por C.verde e S.Vicente. Quantos caboverdeanos, na sua idade, se expõe dessa forma e se predispõe a incomprrensões, para continuar nas lutas fracticidas desse genero? É caso para se dizer que temos HOMEM. O Municipio de S.Vicente, ganhe quem ganhe as proximas eleições, deveria considerar uma justa homenagem ao Dr. Onesimo.

  5. BADIO

    E AQUELE PALERMA BAIRRISTA FUNDADOR DA PRO.PRAIA QUE TEM ODIO DE S.VICENTE NAO DIZ NADA?????

  6. hl

    Bem Vindo de Volta. Cuchim

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.