Karina : vive e respira a vida militar

4/05/2012 07:32 - Modificado em 4/05/2012 07:32

A jovem, Karina Santos conseguiu realizar o seu sonho da tenra idade. Nessa fase da sua vida anos ganhou o gosto pelo serviço militar. Por isso batalhou e hoje com 25 anos é 1º Cabo nas Forças Armadas, a espera de promoção para a classe de Oficial. E quer cumprir o dever de trabalhar em prol da nação cabo-verdiana por toda a vida.

O dia-a-dia de Karina Santos sempre foi ligado as Forças Armadas. Porque desde pequena que convive com familiares funcionários dessa instituição. Bem como tinha por hábito frequentar o Comando da 1ª Região Militar. Ser militar foi um sonho de criança que se concretizou em 2010 quando as FA abriram-lhe as portas.

A jovem concorreu a um curso de Cabo que visava recrutar pessoas para ocupar as vagas de Cabo por contrato. Segundo Karina “fui seleccionada e submetida testes físicos no Comando de Instrução Militar Zeca Santos. No sentido de testarem a nossa aptidão para realizar as demandas do serviço militar. Fiquei entre as primeiras colocadas do processo de recrutamento, por isso consegui o passaporte para integrar a 1ª Incorporação de 2010”.

Incorporação

Santos conta com dois anos nas Forças Armadas e tem a pretensão de continuar na instituição castrense até a reforma. A jovem afirma que vai continuar na defesa da sua pátria, sempre com o objectivo de trabalhar em prol da nação cabo-verdiana.

Karina Santos incorporou-se nas Forças Armadas em 2010, na cidade do Mindelo. Neste momento é quadro permanente das Forças Armadas. Falando do período de recrutamento que é uma experiência importante para qualquer soldado. A jovem militar caracterizou o recrutamento como um período difícil.

Mas afirma que “consegui supera-la porque tinha que adaptar a vida militar que fez-me mudar alguns comportamentos e hábitos trazidos de casa. Pois tinha que me adaptar a uma rotina baseada em regras de disciplina. Mas que entretanto não era algo que eu desconhecia de todo. Por isso nunca pensei em desistir nessa fase porque estava a lutar por um objectivo e um sonho de criança”.

Formação

Karina Santos fez parte de um grupo de mulheres que em 2010 encontrou uma oportunidade de entrar nas Forças Armadas. Foi através de um curso de Cabo que começaram a dar os primeiros passos na instituição. E a história de vida de Santos na FA também foi preenchida com formações militares. E se tornou numa conselheira das mulheres que chegaram depois dela.

Segundo Karina “nos últimos oito meses estive a trabalhar no Centro de Instrução Militar Zeca Santos. Onde participei num curso de Sargento e posteriormente para Oficial. Depois fiquei a acompanhar o recrutamento de jovens para a Incorporação de 2011. Para além de dar instrução militar aos recrutas, servi de conselheira para as mulheres. No sentido de ajuda-las na sua reintegração para alcançarem os seus objectivos”.

Futuro

Santos quer continuar a trabalhar em prol da nação cabo-verdiana. Porque após o juramento da bandeira virou um dever que ela terá que cumprir por toda a vida. Neste momento, Karina está a aguardar a promoção para a classe de Oficial depois de realizar um curso. Porque deseja seguir carreira militar e continuar a levar o meu sonho de criança adiante que se tornou realidade em 2010.

  1. Luis Lopes Rodrigues

    Coragem filha. Bo ê um orgulho pe tud bo família e pa mi també.
    Toda a gente devia ter a felicidade de realizar um sonho de infância.
    És uma felizarda por isto. Estou feliz por ti.

  2. Romy

    Parabens pela oportunidade. Deveriam dar essa oportunidade a muito tempo, porque sempre gostei de estar nos serviços militar, é uma pena que só surgiu agora. Forças as mulheres que quer trabalhar em prol da nação caboverdiana, aproveitam é um acto lindo.

  3. Carlos santos

    Assim que devia ser. Eu fico muito contente pela sua coragem. Que Deus te abencoa , e que tu Sejas protegida por ele.a

  4. antonio medina

    A disciplina ajuda na formacao de qualquer individuo e muito em especial aqueles ou aquelas que abracam a vida militar. Parabens a Karina que nao hesitou em aceitar tal desafio e que hoje se mostra como um exemplo digno de ser seguido por outras compatriotas. Soube aproveitar a oportunidade que lhe foi oferecida e transformar o seu sonho de crianca em realidade, merecendo de todos os caboverdeanos o maior respeito e admiracao pela sua tamanha devocao a Patria Querida.

  5. Djê Guebara

    Felicidades criola linda, seras o orgulho das mulheres caboverdeanas,pa lante sempre.

  6. Romina Reis

    nkria parabenisa 1º cabo Karina, pa nos é que ta convive ma ela td dia no sabe manera k ela é um psoa espectacular, nta fka content k Deus jdal a realiza sê sonho, e k a cada dia ta passa ela pode continua ta acredita que um dia ela ta atingi tud sis objectiv, nsabe k ela é capaz, nta agradecel tambem pa tud conselho k ela dam log kuond nchga na CIM, e até agora na comando de 1ª região militar. e que ela ta continua ta ser es psoa especial k ela é…

  7. Karina

    Muito obrigado a todos e é como digo sempre: há que saber aproveitar as oportunidades e dar o máximo de nós em prol da realizaçao dos nossos objectivos, sendo sempre autenticos e fiel aos nossos principios.

  8. R. Santos

    Conseguiste em menos de 2 anos de cabo chegar a oficial? É que há indivíduos c/ cabelos brancos e mal chegaram a sargento. Tens de contar esta tua ascenção. No entanto desejo-te felicidades.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.