Mário Lúcio quis levar Mandingas de Ribeira Bote para o carnaval da Praia

30/01/2013 00:52 - Modificado em 31/01/2013 09:01

NN apurou que o grupo de Mandigas da Ribeira Bote recusou uma proposta do ministro da Cultura, Mário Lúcio para fazer desfiles na cidade da Praia durante cerca de um mês. Uma proposta que implicaria a ausência dos mandigas no carnaval mindelense 2013. Mas ,o grupo disse não e segundo os integrantes, a rejeição da proposta se deveu ao respeito pela cultura de São Vicente e ao apoio recebido dos são vicentinos.

 

A participação dos Mandingas da Ribeira Bote no encerramento da feira Fonartes atraiu a atenção do ministro da Cultura, Mário Lúcio que decidiu apresentar uma proposta aos elementos do grupo para rumaram a cidade da Praia. O objectivo do convite era a promoção da cultura dos mandingas na ilha de Santiago, pelo que o grupo estaria nessa ilha entre 20 de Janeiro a 16 de Fevereiro para apresentar uma série de desfiles.

Mas a proposta não caiu no agrado dos Mandingas de Ribeira Bote que ficariam arredados de participar nos desfiles do carnaval 2013, no dia 12 de Fevereiro, na ilha de São Vicente, e ainda dar continuidade ao tradicional desfile nos domingos que antecipa a terça-feira de carnaval.

 

Rejeição

 

Neste sentido o grupo apresentou uma contraproposta, isto é, que realizassem apenas um espectáculo na cidade da Praia, porque teriam que regressar a ilha de São Vicente para participarem no carnaval. O ministro da Cultura, Mário Lúcio manteve a sua proposta e por unanimidade, os Mandingas de Ribeira Bote, grupo constituído por 44 pessoas disse não ao convite.

Questionados sobre a rejeição da proposta defendem que “entendemos que havia a intenção de levar o grupo para incutir a sua cultura na cidade da Praia. E levar os mandingas a essa cidade por aquele período seria uma forma de enterrar a cultura são vicentina. Porém os nossos princípios de lealdade ao povo da nossa ilha falaram bem alto. Por isso negamos abandonar aqueles que nos acompanham e prestam o seu apoio todas as semanas durante o desfile”.

 

Dedicação Com São Vicente

 

Os Mandingas da Ribeira Bote garantem que se aceitasse o convite nos moldes que Mário Lúcio desejava estariam a perder a sua credibilidade no seio da população da ilha de São Vicente.

O grupo conclui dizendo que vai prosseguir com as suas actividades na base da coesão que fortalece os Mandingas da Ribeira Bote e que continuam a colocar a cultura de São Vicente e o interesse dos são vicentinos acima de qualquer outro interesse. Pelo que os Mandingas da Ribeira Bote enaltecem o apoio da população, da CMSV, das instituições sediadas na ilha e o contributo da Polícia Nacional em garantir a segurança durante os desfiles.

  1. Ess cre tchepi Saocent ma ainda bem que k fidje Saocent k ta tcha ser enganot pa mei xton. Sem traboi na terra ma k dignidad no ta venc tud e todos. Viva Saocent e c cultura.

  2. Pedro

    Esse Ministro é um grande FUMISTA e um dos TALIBANS de santiago que querem enterrar SONCENT. T´ma cuido mário lúcio, corré, corré, senão MINDELO tá engolib.

  3. Artista de soncente

    Simplismente vergonhoso, depois ficamos aqui a chupar limão, Sr Ministro agora foi longe com seu descaramento. Ainda bem que em São Vicente existem pessoas dignas que não se deixem levar pela ganância como vocês aí na Praia, Sai sampé sai. Viva Mandingas de Ribeira Bote e de São Vicente,

  4. Prá que? Praia ca mesté mandiga d’soncente. Lá na Praia tudo lugar bô t’ocha mandinga
    Sem pintá

  5. Nuno Gomes

    Esse centralidade ti ta tmá conta de Cabo Verde, agora até mendingas, k ê tradição de São Vicente es krê leva pa praia!!!!!!!!!

  6. beatriz da graça

    felismente que ca tem povo fiel a se ilha moda gente de sao vicente,caboverdiano sim senhor ma sao vicente acima de tud,grande atitude mandinga de ribeira bote tive se jam tava gosta dej antes agora mut mas ainda

  7. Mario Silva

    Se o Ministro entendesse a essencia dos Mandinga, não faria o convite nesses moldes. A resposta dade pelo mandigas de Ribera Bote, foi bem clara e espelha a mensagem que S. Vicente deixa aos que pensam que estão acima de tudo, apoiando-se nos trabalhos desenvolvidos pelos filhos de Soncente em proveito proprio. Mesmo que enviem para Soncente Jovens de Praia para estagiarem com os Mandingas, jamais entenderiam a essencia que é a alma de Soncent. Que criem algo proprio e não copiem. a alma do povo.

  8. SISSY

    O SR MÁRIO LÚCIO JÁ NÃO PODE VER O CARNAVAL MINDELENSE A BRILHAR , TINHA QUE FAZER UMA PROPOSTA INDECENTE, EGUÍSTA, VERGONHOSA E DESCARADA PARA OS MANDINGAS DE Rª BOTE. SE PENSA QUE VAI CONSEGUIR, ESTÁ MUITO ENGANADO, PORQUE NUNCA PRAIA VAI TER UM CARNAVAL COMO O DE MINDELO. OS MANDINGAS NÃO DEIXAM LEVAR POR DINHEIRO PQ SÃO FIÉIS AO SEU POVO.
    OS S.VICENTINOS TÊM O CARNAVAL CORRENDO NAS VEIAS, ISSO NÃO É Á FORÇA.
    O SR MINISTRO DE CULTURA VAI BUSCAR MANDINGAS LÁ PARA OS CONFINS DO MUNDO.QUEREM LEVAR TUDO PARA PRAIA.

  9. Dirce Andrade

    Sinceramente, já nem brincá carnaval se no tem direito!!!!!!!!!!!!!!

  10. Gente de reberabote

    Ele pensa k mantiga ta a venda ma mandiga nao ta avenda nao nos reberabote no ka ta conprot e por amor a camisola,,,,,,,,,,

  11. pólvora

    porque Mário Lúcio ca ta vesti de mandiga e pa desfila na Praia ou na raio q parta

  12. Silvina

    NOJO, NOJO TOTAL É O QUE SINTO POR ESSE MINISTRO !!!!COMPLEXADO E IGNORANTE. CULTURA Ñ SE IMPOE NASCE DE FORMA EXPONTANEA!!! MAU CARACTISMO: JÁ ROUBARAM A FESTA DE BANDERONA NO FOGO, AGORA QUEREM ROUBAR O CARNAVAL DE SV???? ISSO É MUITO GRAVE E NÃO DEVIA SER LEVADA DE FORMA DESCONTRAIDA, TOTAL FALTA DE RESPEITO. USA O DINHEIRO DO POVO PARA FAZER O K BEM ENTENDE CHEGA EM SV COM O FONARTES COM UMA ARROGANCIA COMO SE VIESSE NOS FAZER UM FAVOR. O DINHEIRO É DE TODOS NOS oh seu ministro de quinta!!!!

  13. Silvina

    PARABÉNS MANDIGAS DE Rª BOTE, DERAM UM SHOW DE CARACTER A ESSE ministrinho!! SENTI MUITO ORGULHO DE VOCES!!! HAJA CARACTER E RESPEITO PELA VOSSA CULTURA E POR QUEM SÃO, SEMPRE!!!!

  14. Roberto Santos

    Essa tirada do Sr. min., nesta altura do ano, só ñ escandaliza, como afronta, se for vista como um entrudo. Porém, com a dignidade de um povo (sobretudo o da Rª Bote q conheço mtº bem e de onde faço parte) ñ se brinca!!! Em brincando, encaixa-se qdº menos se espera um valente “knockout” no estômago, como esse q os nossos mandingas lhe aplicaram. Uau!!! Doeu??? “Toma chocolate paga lo que debe!”

  15. caboverdiana

    menos Sr. Ministro, menos

  16. Mandy

    … esse pov de Praia ta prop sab!!! qq dia ej ta kre leva laginha, monte cara, baia, póss… tud pa capital!! sinceraefracamente…

  17. Eu Pedro Brito digo assim para kem presiço de mais Mandinga se ai a MUITOS.

  18. Fort de afronta k nô tem.Ess já é pura inveja…Em vez bsot stod t dá…t apoia gent…ou t investi mas ne cultura de nôs ilha es cre é tma kel k nô tem.Es t leva tud deli de poc a poc…qualquer dia es t começa de ataca é propriedade de cada um…fort afronta hein… Bsot contentá do k bsot tem e bsot tcha SV respira em paz…Se bsot k cre da mas tb k bsot pta sentid…Caramba…é mesmo revoltante.Ainda bem k povo de SV ka é ignorante moda es pensá em aceita um proposta oportunista dess. VIVA SV

  19. Lúcio vieira

    :Bem gente vamos deixar de bairrismos !! nós somos um só povo a pesar de cada ilha ter as suas diferencia,e os seus hábitos e costumes,. O sr, Primeiro Ministro Mario Lúcio pode ter agido com a melhor das suas intenções,ao convidar o grupo Mandiga para actuar na capital.Eu acho que seria mais justo negociar. por exemplo ;enviar só alguns elementos do grupo para actuar num determinado periúdo do tempo que seria estipolado pelos mandigas sem interferir nas actuações do carnaval em s.vicente.

  20. A.Fonseca

    PA MIN ES PODIA TER BOD, ASSIM UM TAVA FCA LIVRE DESTES DELINQUENTES DURANTE UM MES, UM CA TA OIA NADA DE ESPECIAL NE MENDINGA

  21. tadinho.

    tadinho, levou com a porta na cara.
    dpôs dess inicie d´one complicód, so esse piada li pe dscontreí maltas.sincerament.
    txame dome um dica ba tenta samba tropical. desejo-te sorte

  22. Lúcio vieira

    Eu sou de S.vicente nasci e cresci com o carnaval, e com Mandinga, e defendo a continuação,a divulgação e promoção da nossa cultura, por isso acho que devemos ser leais a ela, mas tambem aprender a partilhar o que é nosso, deixar de criar atritos descriminatório que só nos fica mal.Se queremos evoluir e desenvolver, o nosso pais temos que ser abertos ao mundo. e em primeiro lugar abertos dentro da nossa propria casa . Viva Cabo Verde.

  23. ribeira bote

    sinto-me envergonhado de ser mindelense, sinceramente, nós os mindelenses não keremos enxergar aquilo k somos. na minha modesta opinião o ministro quiz simplesmente mostrar a cultura mindelense a outras regiões devíamos era sentir orgulho. com toda certeza se fosse um convite para mostrar a nossa cultura aos estrangeiro num país fora a reação seria diferente. pior ainda alguns retardados a chamar o povo de santiago de mandingas, daahhh. k barbaridade!!Os santiaguenses estão nem aí pra nossas …

  24. Gisela

    Keli é kta dzit, is tita Kmé sis ropa. Falta d’imaginação e criatividade sem limite. Sima is ta dzé sis tava podé rastá Monte Cara pis trazé pa Praia is tava trazel. Mot quem is ka ta contegé k’sis cinsa ma sis batuque, ma sis Tabanka que ses tradição. Is tem k’fka ta copiá tud côsa k’ná de soncente ta fazid? paxenxa propi! Falta d’amor ao que é deles pa!

  25. JOSÉ MARIA NEVES

    EU JOSÉ MARIA NEVES, TENHO O DIREITO DE FAZER O QUE BEM ENTENDER, POR ISSO OU OS MANDINGAS VEM PARA FAZEREM O DESFILE NA PRAIA, OU VOCÉS DE S. VICENTE VÃO CONTINUAR A SEREM TORTURADOS PELO GOVERNO DE CABO VERDE…

  26. janilson

    Nossa cultura é nossa alma. ja levaram tudo desta ilha mitica agora até a nossa mandinga querem levar para praia hahahaha………… não é desta que vão enterrar de vez esta ilha pois podem até tentar mas conseguir é coisa que só passara nos sonhos dos praenses.
    FORÇA MANDINGAS CONTINUEM A VIVER A NOSSA CULTURA E QUE ELA NÃO TEM PREÇO PARA SER COMPRADO………………………

  27. janilson

    bo esquece de d´se que es ta leva até estatua de diogo afonso………

  28. Mandinga com certeza

    Viva pov de Rra Bote, zona libertada, zona de gent corajoso, destemido, de cabel na venta! Sr Ministro, ainda há almas neste país que não estão à venda! Mandingas fazem parte do folcroe de Mindelo, e lá el ta fcá, pa orgulho de tud cabo-verdianos, móda tem tabanka na Santiago!

  29. Suelene Dias

    Haja santa paciência, agora es ti te cre leva nos cultura i nos tradição pa um lugar é q catem nenhum espirito pa sabura d mendiga. Parabens Mendinga de Ribeira Bote decisão mais do q just!

  30. Nilton Soares

    Bom dia!!!
    Oh Sua Excelência Sr. Ministro n´tem um ideia amdjor:
    – Porque bô sê cá tá ranja um rebocador pá leva Soncente pá Praia???
    Era mais fácil ou no ???
    Já cá titá falta mas nada … Enquant gent Soncente ca resolve defende nos Ilha unha e dent é sempre msma cena, já tá na hora no muda um data cosa ou se não no tá fca li nessa pasmaceira … Sinceramente …
    Ahahahhahahhahahahah

  31. Zeca Santos

    Que vergonha senhor Mario Lucio. Já nao chega o sr(?) ter dito que a morna nasceu em Santiago agora querer mais uma vez descredebilizar a cultura Mindelense? Hora de rever se esse fulano tem perfil para ser Ministro. Quem ca conche Mindelo é q pode pensa isso de mandingas. Força Mandingas mas um vez bossis mostra que “gente de ribeira bote é uns gente de peiton”

  32. Carontcha

    Ess Ministro é ptod ága! Praia tem k’contegé k’sis Cinza, Batuque, Tabanka ké kelá ké d’seus. Já bsot oiá k’tud côsa k’nascé na SV ess kré leva pra lá? Festival, Carnaval…hhihihiiii . Oh povo invejoso!

  33. Mussin d'Rebera Bote

    Sr.Ministro teve azar, ele kata conhece pessoal de Ribeira Bote…Mim e nascido e criod la, se tem kosa kum prende desde piknin é amor e respeito pa Soncente…se tem kosa knunca tava te ba acontece era um grupo de Ribeira Bote de “sabura” larga Soncente pa traz pa bai faze pessoal na praia sabe…Po Soncente la d’cima, faze povo d’soncente sabe, defende soncente, é e sempre sera lema de Povo de Ribeira Bote. Jaz leva tud pa Praia kez tava pode, mas nos Mandinga NAO. No te manda bsote fotos…

  34. caboverdiana

    ja kel k tita faze nada na governo el kre mostra serviço, ma ess atitude dseu k cail nada bem

  35. mindelense

    eh verdad k pessoal d S.V deveria estot ta oia iss como algo bom ê k tita contece e fca k orgulho, isso se ca tiesse um pequeno porem: mendingas d RB apresenta um contraproposta d ba apresenta 1 unica vez,e pa o kum intende, poderia ate ser ness periodo li, so k SR Ministro recusa, logo um ta apoia e orgulha d decisao de mendingas sim. moda kum ta kostuma dze, Mario Lucio pensa el ê mas criol k cd um d nos, el pensa kel ta sinti CV mas k txeu e logo el deve tem direit d desfruta mas dess cultura

  36. Odair lima

    Moda que gente te dze cada um que seu por isso senhor ministro da cultura tchá Sao Vicente que o que dseu

  37. Carlos

    Ês te mas é na gozo isso sim!

  38. manuna

    A. Fonseca bo e mut ignorante, bo ca pode txma mendingas de delinquentes. txeu des e pessoas talvez moda bo, adultas, responsáveis, trabalhadores e chefes de familia. agora um ta concorda c alguns delinquentes infiltrod na ses meio ta aproveita oportunidade pa faze ses travessura. Mandinga e um cosa tao bonit pa oia, el e um manifestação forte de cultura de São Vicente. es e de nos, quer dizer c se es tava aceita proposta de mario lucui esse on no ca tinha mandinga pa carnaval

  39. Naiss

    Se já levaram a festa da Banderona, uma festa tradicional do Fogo para a cidade Velha, mais fácil ainda é levar os mandingas de S.Vicente. Só que vão aprender que a cultura de um POVO não se muda como uma estaca, por transplante! Se quisessemos aqui copiar as festas da Tabanka, certamente que elas não iam vingar porque não fazem parte da cultura desta ilha! Sr. Ministro vamos ficar “cada qual com o seu” porque assim o diabo não tem parte!…

  40. Lina

    Certo mandinga rª bote é de Sv, ok, pessoas q oleo queimado na corpo qq ilha pode ter, mas mandigas Rbote é de SV. kel k ministro faze el ta leva nome de ministro não de povo de praia q ka nem sabe de nada, e ate com comentarios racista por causa de ideia de m*rda de uns. Sv tem k lembra q oke governos e ses lacaio ta fase e ka é povo de praia k maioria de vez ta stado longe de oke se passa. mandinga de SV na Praia, ou qq outro ilha k seria igual a na SV. informam mais e nhos da nomes aos bois.

  41. É mesmo assim é k t falod meu caro amigo. Faço das tuas palavras as minhas também… Obrigada!!!! (y)

  42. nao e so es ministro babaca e todo governa

  43. Carlos Silva - Ralão

    Quero acreditar que o Sr. Ministro foi mal interpretado aqui. Mesmo que os mandingas de Rª Bote, tivessem que ir mostrar a cultura de mandingas na Praia, S. Vicente não ficaria sem o brilho de desfiles de mandingas, porque há outros grupos como o de Rª Bote que o fazem e bem, dignificando esta cultura e o Carnaval de S. Vicente. Como disse o Lúcio Vieira, temos de partilhar o que de bom temos, como forma de reforçarmos a nossa identidade como Mindelenses no panorama nacional.

  44. kaya salvador

    ess ja é palhaçada na mais

  45. MADANG

    Mendinga é de soncente, el ta faze parte de nos kultura, por iz es ka ta ba deli nem stotcha, O SENHOR MINISTRO QUE SE F……..Fort dgente kubissos.
    E parabens pa MENDINGAS de R.B. e de tud soncent!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1111

  46. MADANG

    Mendinga é de soncente, el ta faze parte de nos kultura, por iz es ka ta ba deli nem stotcha, OH SENHOR MINISTRO …….Fort dgente kubissos.
    E parabens pa MENDINGAS de R.B. e de tud soncent!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1111

  47. Carlos Silva - Ralão

    Eu pertenço a um grupo de samba/pagode o Só Alegria, e quando vamos tocar na Praia somos bem recebidos pelos Praienses, Sanvicentinos, Santantonenses, etc… que residem lá. Foi um grupo criado aqui em S. Vicente e quando vamos lá, sempre levamos um pouco de S. Vicente, o que é bom para nós e para a nossa ilha também. Portanto a ida dos mandigas iria reforçar a nossa identidade lá, e fazer com que eles criem os próprios grupos, eles não iriam lá pra ficar, apenas pra mostrar um grande trabalho.

  48. Cristiano

    Ess so pode ser um brincadera de carnaval, como eh carnaval ninguem leva mal, Governo e Ministro cultura ja ganha premio de animacao de carnaval ess ano por causa dess palhacada do ano

  49. Antonio do Rosario

    penso que a intençâo do ministro da cultura nâo é , nada mais nada menos que, unificar a rica cultura caboverdiana. Pode-se ter equivocado em tentar afastar um grupo mindelense numa altura tâo importante para os sâovicentinos mas, isso nâo o leva à crùz. Gente, eu sou de sâo vicente há 54 anos e amo muito a minha ilha e a sua tradiçâo mas, sejamos sábios e nâo pensemos com o coraçâo mas sim usemos a inteligencia!

  50. Santiaguense

    Trazer mandingas, isto é SELVAJERIA para a Praia. O Mário Lucio mais parece um louco, como os mindelenses. Fosse com o seu dinheiro não faria. O qu~e que gente de santiago tem a aprender com os mindelenses? Preguiça? Pexingaria?

  51. Santiago

    Convidar Mandigas para Santiago. O Mário Lucio mais parece um louco. O quê que santiago tem a aprender com Svicente?Preguiça, pexingaria?

  52. Jorge Lopes

    Kze que ti ta passa k badiu k Inda ca parce ninhum ta fala asnera?! Es deve estod tud preocupod ta pensa na algum manera de lixa Soncent, ma nos no ca ta da abuze. Mas ote baziu k ja bzo panha, nhas broda. Cond e k bzot ta tma juize?

  53. Django

    Pa quê se na santiago, bzot ê tud mandinga original.

  54. a SR. minitre d cultura po pustura d um ministr man bo oia k bo tita roba cultura d um pov p bo ba da ot pov e k t ne meresel….simpelismente verconhoso ….HAM E TPOS BO BEM K ESSE CARA DE LATA P CARNAVAL D MINDELO

  55. Sem kultura

    esses são vicentinos são mesmo probres de sentido cultural e defendem-se na ideia de centralismo, quando propalam a cultura do bairrismo.POrquê que acharam que o Sr. Ministro pretendiar aniquilar a cultura do que lhe chamam.Era uma oportunidade para os “mandingas” de se mostrarem noutras paragens que não só o pequenino São VIcente.Mas não, tal como é da vossa cultura,levam as questões para outros lados e acabam sempre por ficarem encurralados entre Montes Sossegos,mas depois vêm reclamar apoios.

  56. Sem kultura

    depois vêm reclamar apoios,vitimizam-se, dizenddo que são bloqueados e não são chamados para nada.Olha eu não sei que cultura de “mandingas” cultivam,pq nunca tive oportunidade para ver, conhecer.Nunca tive porque nunca me foi dada a aoportunidade para tal.No final das contas,quero lá saber desse grupo,que na verdade cultivam uma cultura que em nada tem a ver com a cultura cabo-verdiana.Fiquem no vosso mundinho,que aqui no centro as pessoas são mais abertas e tolerantes com a “cultura dos outros.

  57. oi ne melon

    caras de latas pensam que seria mais facil com os mandigas mas enganam o povo é mais simples mais de principios, ja nao chega as tantas instituiçoes que nos tiraram e agora sao governadas da praia, o que mais queram tirar de nos que andemos nus… porra. da a cada um o que é de direito cinceramente. vergonhoso. isto é um exemplo dos procedimentos errados que estes caras teem feito aqui em mindelo e nas outras ilhas. as coisas nao devem correr assim…

  58. Vizigol

    O sr, ministro de cultura bosse ‘e bom descarod…ker dizer bzot t levas p Praia e que se dane carnaval de Sao vicente….se era p levas p estrager p promove um tradicao de sao vicente era bom …agora p praia?alguem de praia ek cre oia mandinga ba p sao vicent oias…po vergonha na cara e nunca mas bo faze um proposta ek k t faze nem um sentido dess…..

  59. Isabel Loppes

    Esse que Sr. Ministro Cultutra cre baixa carnaval de São Vicente tra mandinca de Ribeira Bote zona libertada durante mês carnaval até dia 16 Fevereiro pa leva pa Praia? Sr. Ministro que proposta indecente e povo Mindelo onde de quis ta fca sis domindo sem mandinga apezar tem outras mandicas outras zonas .Como ele tem ta bem ta faze desde quel fui ministro. ta enaltace carnaval de são Nicolau ta pò carnaval Mindelo lá boxe e agora pel lembra carnaval Mindelo é melhor de cabo verde .

  60. SEMPRE

    sINCERAMENTE, NHOS TA FALA TANTO MAS É LI QUI NHOS TA BEM DJOBI VIDA. É LI QUI NHOS TA BEM LEMBI ALQUEM NA PÉ PA NHOS PODI SUBI NA VIDA EMQUANTO NHOS CA CONSIGUI CUZE QUI NHOS CRE NHOS TA SER MANCINHO MA SÓ NHOS CONSIGUI NHOS TA MOSTRA NHOS FACE VERDADEIRO DE ARROGANTI

  61. Neves

    Bom, pelos comentarios lidos, fica evidente qual é o propósito dos sãovicentinos com o Regionalismo quando vier. Isto é, se eles rejeitam partilhar a cultura, é sinal de que com o Regionalismo, é cada ilha por sua conta.
    Então, os artistas da musica não deveriam actuar em outras ilhas????

  62. povo di s.vicente é uma tristeza, tenho até vergonha di ser bzot patricio, nada di criatividade na cabeça a não ser fala asneira, nem origem di mandigas bzot sabé, santa midioquisi

  63. UUUUUU AAAAAAAAAAAAA

    U U U U UAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Um tava gosta de oia Mandinga li na Praia (pelo menos Um dia ou dois)
    Mas, será que kes grupo de gang de Praia, ca tava aproveita pa fazé desinquência e dpos culpa tava fca na Mandingas

  64. tubarona

    convit ca foi d agrado d ninguem da li d sao vicente, mas pelo amor d Deus se bsot ta descontente k se atitude, bsot fala pa ele i ca precisa ofende toda população, tipo bsot txa d ignorancia em dze kes e mandinga original,,,preto nos tut ê…é por isso k se diz maior racista e cabo verdiano.

  65. Gilda

    Esse li ê pa “Santiago” e “Santiaguense”, que afinal ê mesma pessoa. Broda bô ka ta otxá ke preguiça e pixingueria ê amdjor do ke tráfico de droga (Lancha Voadora, vôo de águia), passá perna na cuitóde, tráfico de inflências, mata gente, robá cuitóde, esquemas de vistos falsos, usá bens públicos pa fins pessoais (carro, casa), bancá vaidades que bens de pove etc? Lista ê grande ne. Pinchingueria? E o que ke bo ta dzem de PROSTITUIÇON POLÍTIKU ki ê fetu pa badius pa mante ses tachos?crime ê k bsot

  66. tubarona

    concordo plenamente NADAAVER.
    MAS PARA O TEU COMENTARIO UUUUUUUUAAAAAAAAA, TENHO A DIZER—BO E BOM MAU PENSADOR.

  67. Marlene

    è incrível que pessoas sima Django e Gisela pode tchoma sis cabeça de caboverdianos… é mesmo triste e ta fazem xinti vergonha de sabe man tem kel género li de conterraneo. inda mas sabendo ma mandinga de nha família tinha vindo de lado lá de barlavento!!! Paxenxa, ken ki fla ma nu kre mandinga???? SR. MINISTRO KI FAZI PROPOSTA !!! LI, POVO SA TA LIXA SI TEM MANDNGA OU NÃO , NOS PREOKUPASSON É OTO…. KA NHOS CONFUNDE MINISTRO KU PRAIA…

  68. Carlos Silva - Ralão

    Pessoal como bom sanvicentino que sou e que já viajou pelas várias ilhas de Cabo Verde, e que já viveu 2 anos em S.Antão, posso dizer que fui muito bem recebido e pude trocar as minhas vivências e experiências, partilhando um pouco da cultura mindelense e recebendo também. Volto a afirmar aqui, a ida dos Mandigas a Praia é bom para a difusão da cultura de mandigas mindelense e para o grupo que pertence a um bairro que só é referenciado pelos seus problemas.

  69. Ribera Bote

    Porquê el ca ta levá Gangue de Pintcha Andor. Palhaço!

  70. Audilia Vieira

    Comentaristas de SV, pena qui nhos ta pensa ma Santiago só tem mandingas na hora quie nhos cre tenta da “BEST” …. pmd dja nhos toma conta Santiago, nada de notavel nhos ta faze pa nhos tão querida SV, a não ser festas e festas, na hora do vamos produzir nhos ta bem ku fala ma SV sta abandonado. Nu ka meste nem nhos monte cara, nem baia, nem laginha nem caraval muito menos nhos mandingas. Ago ML e qqr um di nós nu debe pensa antes de propõe qqr kusa a Svicentinos, dja cre odja se convite era..

  71. Audilia Vieira

    … pa estrangeros ai era ouro sobre azul e SV que se dane, ka sim????
    Anós é mandingas original sima nhos flá mé, nu ka tem 2 face ne nu ka ta bai SV tadja nem frio nem fome. Cambadas de idiotas qui ka ta lembra ma Cabo Verde é nos tudo 10 ilhas um povo um coração.

  72. Cigarra

    Os Mandingas não disseram que não iam à Praia, somente acharam que nos moldes que o ML queria não favorecia, então pq o ML não aceitou a contra-proposta do grupo?

  73. ASantos

    Isso é sinal ques tita reconhece traboi que nos mandiga tem feito pa abrilhente e dá um gostinho especial e unico a nos carnaval, mas sinceramente casta de proposta é esse? Sr. Ministro da cultura devia ter vergonha de fazé tamanha proposta descabida. Tra mindiga durante tud es tempo de SV pa ba desfila na praia é um abuso, um desrespeito pela cultura da nossa ilha. E digo mais, os madigas fizeram bem em não aceitar tal proposta e os parabenizo por tal atitude.

  74. a SR.MÁRIO LÚCIO bosse dse algun cosa tefavor……da bo opiniao nos orgoes sociais competentes ou bo catem nada p dse

  75. JESUS CRISTO

    KREDU!!!….. IRMONS KONTRA IRMONS!!!

  76. Salense

    Sincera e francamente para os São Vicentinos o que há de mal levar os Mandingas para actuarem na Praia, S. Vicente com este complexo com os Paraienses vai continuar a perder muito, na Ilha do Sal há mandingas foi roubado aos S. Vicentinos não, foram eles que levaram os mandingas para o Sal, fez mal a S. Vicente não, voces é que saem a perder porque Cabo verde inteiro sabe que é na capital que tude acontece e mais estamos num mundo globalizado e para não falar que cabo verde é um so pais.

  77. Salense

    S. Vicente tem que abrir para o mundo os Jovens de S. Vicente tem aprender a partilhar se não há trabalho na vossa ilha sejam empreendedores, ja mostraram que tem capacidade de mobilizar jovens (falando dos formados sem trabalho) otempo que perdem a discutir a falta de trabalho coloquem em serem empreendedores correm atras dos vossos objectivos e principalmente larguem o complexo de inferioridade que tem em relação à Praia, aproveitem as oportunidades ” Os mandingas na Praia poderia ser um deles)

  78. amigo

    Sr. Ralao e melhor o sr voltar a ler o testo porque acho que você não percebeu nada, ou ta a fazer de desentendido, se o testo da noticia eh mesmo real a intenção não era difundir a cultura de mandinga porque ele não aceitou a contra proposta, de os mandingas desfilarem em outra altura, ve-se mesmo que a ideia era tirar o brilho do carnaval mindelense e nao difundir nada. ja agora nem todos o povo de santiago pensa igual a esse senhor ministro aculturado.

  79. Morador de SV

    Oh Sr. Ministro pelo amor de Deus, ateeeeeeeeeeeeee mandinga pa praia, um tita bem dop um sugestão, como boçé ta gosta de vesti de branco, na carnaval boçé deiva vesti de preto, labuza na carvon assim bo ta fca moda um mandinga de Rª Bote, alhias bo é ministro de cultura, bo tem um bocot de lata na cara, porrrraaaaaaaaaaaaa

  80. Yolanda Soares

    Jorge Lopes, nu ka sta preokupado nau,no sta okupado! Santiaguenses ka sta nem aí pa nhos barbaridades. “OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA”!

  81. Boise Soncente

    No coments… esse pessoal de Santiago é q tita da ces opinião ca pode fala nda.. êch ca conche o q é q Mandinga de SV, apesar de parce un palhaçe badiu que dze q nô ca sabe o q é mandinga original (dzel nô sabe…. no ca cre dzel.. hehehehe).. pa esse pessoal de Santiago que tita manda boca, no t convidas pa saí ma Mandinga 1 dia que êch t oia o q no t fala (ca meste êch pintá, só vesti quel saia, ranja quel cavera de gote…)…. Oh Sr Ministro bô ca crê leva ques Home de lama tb….

  82. Dodu na nha praia

    ami é di opinion ma pessoal de mindelo mesti fika ta dadu visto tuirista pa bem praia, e um di kes rekisitus é cartão de vasinason… nhos é um bando di ignoranti igual a ministro di cultura pmd na praia tem festa e tradison mas importante do ki carnaval…

  83. Dodu na nha praia

    Santiago tem tradison desde sempre, exemplo:
    comida tradicional de ilha do Fogo? djagacida,
    comida tradicional de ilha de Santiago? Catchupa,
    comida tradicional de ilha do São Vicente? chá com bolacha, ahahahahahahahahah
    são vicente ka tem um tradison raiz di sel é tudo copia

  84. nos e vabo verde

    nem es crianca de primaria te pensa essim, sinceramente … tudo mundo tem direito te da se opiniao mas gente querer ou nao querer nos e um so cabo verde. pra estode te manda boca pa que

  85. xoquei

    tou xiclet, perplexo mesmo, com tantas barbaridas.e se fossem convidados para irem ao brazil? como perceber que deslocar um grupo de mandingas( qualquer que seja esse grupo) à praia é tentar acabar com o carnaval mindelense. acho que o pessoal ou ta doido ou ta a ficar doente.PORRA

  86. Carlos Silva - Ralão

    Caro comentador “amigo”, em primeiro lugar dispenso o Sr., heheh, li o texto sim, não mencionei antes, mas os mandigas poderiam apresentar uma contra-proposta, por exemplo, de ir desfilar em alguns sábados antes do Carnaval e voltariam no mesmo dia de noite, ou domingo de manhã, assim os desfiles em Mindelos não sairiam a perder. Ah e outra coisa, gostaria que usasses o teu nome verdadeiro, em vez de pseudónimo, marcávamos um encontro e tomar uma gelada quase congelada.

  87. Carlos Silva - Ralão

    Ah outra coisa comentador “amigo” eu jamais vou compactuar com comportamentos de bairrismo, quando fiz o meu comentário apresentei a minha opinião e uma crítica construtiva, não acho que isto deveria ser levado ao ponto de vermos algumas ofensas aqui, como te disse se desejares sair do pseudónimo, posso deixar aqui o meu contato de celular ou mesmo email pessoal para marcarmos um encontro e falarmos descontraidamente acompanhado de uma gelada quase congelada. O que achas?

  88. Boise Soncente

    Dodu na Praia na SV no te costuma tchema “bolacha” mon na cara…. ya bem pa SV que bo te má chá q’bolacha…

  89. TITO PARIS

    Nha amigo Mario Lucio,ma dja bezote tem tont badiu ma madjack lá na Praia, inda bezote cré nós mandinga de fantazia?…?… Kel gora já é abuzz….

  90. YmrE

    Realmente é lamentavel, alguns comentarios que es tita faze li, é certo que nos na soncente, no tem muitas magoas, ma no deve descuti, é ma quem que é culpado, que é o governo, ca bsot esquece que nos tudo li, é irmon, no tem mae, pai, irmon, irma, filho, marido, mulher, de tudo es ilhas, pa que, fca pra li, te manda boca de cumpanher! Pessoal Cabo Verde é um só! Onde que no ta para, se no continua ques tipos de atitudes li. Sinceramente, nos luta é ma governo e não ma nos irmon de praia

  91. Carlos

    Oh Dodu na nha praia, bsot ca ta podê vive sem nós, s bô bem espia é li q es ta bem buscá kes umdjor na cv, bsot sabé só da CÚ….. faca, hahahah babaca! e ot cosa pesquisa bô ta oia tont sanvicentino ek ta na praia. é dakes melhor ek tem na cv, hahahahhahah! Babaca!!

  92. Carlos

    Oh Dodu na nha praia, bô deve ser bom ptot água, bô catem noção nê? Ah tb é um dzuriantod como um data ek ta existi!

  93. jassy

    Concordo 100% com os comentarios feitos sobre esta noticia!!! Sinceramente este governo ja utrapassou todos os limites. Sera que nao tenham vergonha na cara? Ja nao basta o dinheiro que o Primeiro Ministro e o seu governo tira (rouba) a Sao Vicente agora tem que ser o nosso carnaval.? Obs: O carnaval e todas a festas culturais do nosso Mindelo voces nao leva nunca porque somos sempre un povo honesto de caracter ou personalidade muito forte e defendemos sempre a dignidade do nossa linda ilha!!!

  94. jassy

    Ouvi li Dudu di na nha praia cada ilha tem se historia e se tradiçao se bo ke sabe disso ba estuda ou pega ne livre é te fala de historia de Cabo Verde principalmente Soncent(Sao Vicente).Obs: É com muite orgulho ke no tem cha ma bolacha pe keme pelo menos graça a Deus esse cha ma bolacha è conseguide ke sour de nos traboi gora bessote catchupa quem sabe la de maneira ke ele è conseguide? Conde bo fala na copia bo esquce de santiago è ke copia numero 1 de festival de Baia das Gatas primeiro de CV

  95. jassy

    E ainda tem mais quem meste de cartao de vasinason moda bessote te dze é pessoal de santiago porque la ke terra de mosquito e capital de lixeira!!! Antes de bo escreve asneira pensa mil vezes ou ate mais se for preciso bo lembra sempre ke Santigo ka tem un Hospital e nem Porto em condiçao muito menos limpeza!!!

  96. ess coza um né guerra entre “soncente e santiage” ess coza é o seguinte São Vicente te luta (os verdadeiros guerreiros de Barlavento) não só pé se ilha como pé se grupo, pé que haja um equilíbrio entre ess dois grupo de Cabo Verde (Barlavento e Sotavento) se boz’t te considera irmõn de Barlavento( Santo Antão, São Nicolau, “Sal” e Boa Vista) bzo’t luta ma irmõn de Soncente…porra um ke te oia um irmõn de Barlavento te dze “porra, quase tudo coza ke pode ser trato’t, incontro’t é ne “Sotavento”

  97. Lela Veneno junior

    Ma levà mandinga pa kè??? 1 lugar simà Praia xei de mosca badiu e mandjck,inda crè nòs mandinga de fantazia? Sò se era palhiass, pa mod ès È palhiass ma mute fei,pa fazè arri algem… ahahahhahahah…. ò Mario Lucio,djà bo voltà lèlè!!! ohohohohohohooh…. Viva NòS SONCENT!!!!!!!!!!!!!!!!!

  98. haaaaa dodu na praia bo nunca bo kmé colde pex man bo k t né conche partos d bo pais quel la é d li moss…….. haaaaam conde bolacha bsot k bem esca bo t na luviandat po pustura k PRAIA é um plagio de cidade MARAVILHOSA MINDELO…..EX:nos festival d musica es cupial,fetival d teatro mindelat es leval,nos carnaval bsot cupial,mendinga bsot crrrrre robal o man bsot é dot n cosa gent man ate banderona d fog bsot kre roba fog el bsot tma vergonha

  99. jassy

    Buk tens toda razao quande dizes que essa nao uma guerra entre Sao Vicente e Santiago! Eu nao sou contra e penso também que os Mindelensos nao sao contra a ida dos mendingas para cidade da Praia mas sim contra a data do regresso dos mendingas a Sao Vicente afinal somos uma so naçao temos de conviver e partilhar as culturas umas das outras. Se o carnaval è no dia 12 de Fevereiro porque os nossos mendingas teriam de regressar so no dia de 16 quarto (4) dias depois do carnaval? Ai tem uma razao?

  100. jassy

    Simplesmente o Ministro da cultura quer favorecer o carnaval da Praia e desvalorizar o carnaval do Mindelo e todos nos sabemos disso so nao sabe quem nao quer e finja nao saber de nada. Se a itençao fosse outra Mario Lucio teria pelo menos aceitado a proposta dos mendingas de Sao Vicente ou ja teria esclarecido este assunto publicamente. E sobre este assunto polemico quem tem a razao somos nos os Mindelenses ou seja o povo de Sao Vicente nao povo de Santiago. Aceitam por favor os factos!!!

  101. jassy

    Ah nao tou aqui para ixibir e muitos falar mal das outras ilhas de Cabo Verde e o seu povo mas sim para dar a minha opiniao sobre o assunto e defender a dignidade de Sao Vicente e o caracter do seu povo portanto quem pensa que vai dizer tudo o que quer da minha ilha Sao Vicente e os meus irmos eu vou ler e fingir que nao sei de nada estao mal enganados e vao ter que ouvir o que nao quer ouvir! Apesar de nao sermos perfeito como todo o mundo queremos e exigimos a nossa DIGNIDADE e RESPEITO!!!

  102. Preto di Praia

    ò Jota bó é um bom bacam, nós di Praia é Africano cu td orgulho, agó abó é um bom analfabeto, burro, idiota, quem nem lé dretu bu ca sabi, pmd si bu ta leba bu ta sabia ma mandingas é cultura di otu povo e nao de São Vicente, nhós ki fazi kes comentarios absurdos li, só um palavra palavra pa nhós, COMPLEXADOS, VIVA PRAIA CAPITAL DE CABO VERDE e Praia tem só alguem intelegente ba studa bai

  103. Lela Veneno junior

    Ò pret di Praia,se Santiago tinha sò gent inteligent ,badiu simà bo ca tava izisti!! Bo divia ter naxido em buff, seu purcarias…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.