Governo já sabe o que quer da CABNAVE

3/05/2012 07:33 - Modificado em 3/05/2012 07:33

De visita a ilha de São Vicente a  Ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes, afirmou em entrevista a RCV que o governo já tem uma ideia clara sobre a modernização dos estaleiros navais da CABNAVE. E para isso conta com um parceiro estratégico, a China, com quem as negociações já estão bastante avançadas, mas que ainda estão à procura de mais parceiros “estratégia de organização do cluster do mar com sede em São Vicente”, onde a CABNAVE “faz parte do puzzle e da parte da atenção do governo”.

E com essa modernização o governo pretende dotar a CABNAVE de “técnicas e tecnologias” para funcionar como um estaleiro nesta zona do Atlântico “que poderá aproveitar não só da dinâmica que vai nascendo da implementação do cluster do mar, mas também das oportunidades que vão surgindo no campo internacional”, explicou a ministra.

Mas também pretende com que a CABNAVE dê continuidade a sua vocação numa espécie de “unidade e formação”, segundo a ministra, que tem contribuído para formação de profissionais de alta qualidade.

Em relação a água que é transformada e destruída pela Electra para o consumo em São Vicente a ministra defende que não tem sido poluída pelo estaleiro. “Fizemos análises e constatamos que não há problemas de contaminação da água produzida pela Electra e isso deu-nos bastante tranquilidade.

  1. SOCRATES - O PAI DA

    Nos anos oitenta foi cometido o maior crime ambiental a coberto do medo reinante na epoca de partido único.Volvidos quarent anos o medo está de volta emcoberto numa democracia inexistente! A sociedade civil está refem da democracia partidária ninguém tem coragem de se expressar de manifesar.A emblematica praia da laginha está a ser atacada por todos os lados! São os chineses que vão trazer a poluição (alguém duvida?) é a ENAPOR

  2. Acho que não devemos ficar só até lá.Pois com os miliões oferecidos pelos MCA / MCC/ U. E. / LUXEMBOURG / JAPÃO E CHINA, em vez de ficar todo na Républica da Praia dado á mania louca do PM José Maria Neves de querer fazer do porto da Praia,um porto sem condições naturais sujeito à ” CALEMA” que são as tais ressacas vindas da costa de África e que originam correntes provocando ondas devastyadoras, o primeiro porto da
    costa de África ocidental.Isso é mais do que uma louca aberração.(continua)

  3. Pelo simples facto de ele não querer aceitar óbviamente as excelentes disposições naturais do Porto Grande do Mindelo em São Vicente de Cabo Verde que está ali
    todo disponivel à espera de ser convenientemente infra-estruturado após um estudo prévio (ordenamento do território) e bem orientado.Pois a infra-estrutura da CABNAVE
    pelos chineses vai ser a morte da LAGINHA e varios sitios arredores com a poluição
    de MERDA que eles ali já veem deixando há muito e ninguem diz nada.(continua)

  4. Prque vivemos num país onde ninguém quer se responsabilizar por causa do estado de coisas (corrupção)criado pelo governo de partido único PAIGC/CV de JNM.Ora São Vicente só sairá do seu marasmo antroplógico, só após a REGIONALIZAÇÂO.Porque esta apresentação não passa de poeira nos olhos.Queremos trabalho para o povo sim mas sem batota! ( FiM)

  5. E se ninguém diz nada é que ninguém se quer responsablizar perante a pressão do governo corruptor de JMN..Com a presença chinesa em S.Vicente a ver vamos.Pois eles até agora nada fizeram de bom pelas Ilhas do Norte.O povo de sâo Vicente precisa mexer e sair do marasmo antrologico que o colocaram desde 1975.San Cent pa diante!!

  6. Carjorge-Soncent

    Vendè cabnave pa xinès, è mesma cosa qe vendè alma ao diab!! Sò podia ser mesm cosa de badio!!! Ma sès ta màtà Laginha agora conversa è outr…

  7. Caramba que o amigo Djonsa tem carradas de razão no que diz! Falou ao menos alguém que realmente quer defender o seu “ENVIRONNEMENT” que é o da Ilha
    de S.Vicente.Sou contra todo o investimento maquiavélico perpetrado para que em
    vez de beneficios sociais nos traga prejuizos.Ora que infra-estruterem o Porto Grande
    do Mindelo em S.Vicente de Cabo Verde que bem necessita por ser um grande porto
    em vez daquele teimosia do porto da Praia.

  8. PATCHE PAR LOA

    sra. ministra prepara tudo para o cluster do mar mas não esqueça por favor de retirar da capitania-sv aquele senhor(REI) denominado capitão dos portos de barlavento.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.