João Branco dirige “Quarto do Nunca”

28/01/2013 02:00 - Modificado em 28/01/2013 02:00
| Comentários fechados em João Branco dirige “Quarto do Nunca”

Nos dias 30 e 31 de janeiro, o Teatro Vila Velha apresenta o espetáculo “Quarto do Nunca”, inspirado no romance “Peter Pan”, de J.M. Barrie, como resultado do Projeto K Cena. A montagem foca em quatro temas presentes na obra: memória, sombra, tempo e sabedoria e está longe de ser um espetáculo apenas para crianças. De acordo com o diretor, a peça é para todas as idades e pretende envolver, além de fantasia e o lúdico, a memória, sensações, energia e musicalidade.

 

 

Dirigido por João Branco, de Cabo Verde, e encenado por jovens atores com idades entre 14 e 23 anos, o espetáculo integra a programação do Ano de Portugal no Brasil, através do Projeto K Cena, que é um diálogo lusófono entre Brasil, Portugal e Cabo Verde. Elenco e diretor partiram à aventura em busca de um saber coletivo a respeito do que a obra de J.M. Barrie quer dizer, buscando os desejos mais inconfessáveis e transformando esses assombros tão pessoais numa experiência partilhada. “Tentamos criar algo para que as pessoas possam refletir, pensar e voar um pouco também. Acho que essa é uma das funções do teatro, fazer com que as pessoas sejam mais humanas, em tempos de tanta tecnologia”, explica Branco.

 

Para João Branco, “é difícil transmitir em palavras o quanto foi gratificante trabalhar com este grupo durante o processo de construção do espetáculo. O quanto cresci e aprendi, o quanto me emocionei, o quanto procurei dar de mim, para que de mim alguma coisa ficasse também em cada um deles. Por isso sou eternamente grato por ter conhecido e trabalhado com este coletivo, grato a todos e a cada um, sorrindo e pensando com meus botões, melhor era impossível!”, finaliza.

 

O processo

Em outubro de 2012, aconteceu a Oficina de Teatro – Projeto K CENA ministrada por Bertho Filho e Marcio Meirelles como uma preparação para a chegada de João Branco. Neste período, os jovens baianos puderam dialogar com os jovens portugueses através do Skype. Para a estudante de teatro da UFBA, Daiane Nascimento dos Santos (23 anos), a experiência foi muito positiva. “Foi uma troca maravilhosa. Pessoas da mesma idade, mas com perspectivas diferentes, cultura diferente. Aí você fala sobre o mesmo assunto e, por conta dos diversos pontos de vista, passa a perceber aquela ideia de outra maneira, porque você acaba se colocando no lugar deles e eles percebem o nosso também.”

 

Projeto K Cena

O K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem procura estimular o gosto pela escrita e pela interpretação teatral, valorizar a língua portuguesa e utilizar a prática teatral como estratégia de desenvolvimento da identidade lusófona e de enriquecimento pessoal e interpessoal. Aposta singular, o projeto é uma iniciativa do Teatro Viriato (Viseu, Portugal), em parceria com o Teatro Vila Velha (Salvador-Bahia, Brasil) e o Centro Cultural Português/Pólo do Mindelo, do Instituto Camões, com o apoio local da Mindelact – Associação Artística e Cultural (Cabo Verde). O projeto faz parte do programa de apoio à internacionalização das artes, promovido pela DGARTES (Portugal) e integrado no programa oficial Portugal Brasil Agora.

 

Esta edição, que conta com a participação dos encenadores Graeme Pulleyn (Portugal), Marcio Meirelles (Brasil) e João Branco (Cabo Verde), privilegia a oportunidade de colocar em contato (não presencial) cerca de 50 jovens de diferentes realidades culturais e contextos, mas ligados pela Língua Portuguesa, fomentando o intercâmbio de experiências, a começar pelo próprio processo de criação, que permitiu a circulação dos encenadores por entre os grupos participantes. Dessa forma, o Teatro Vila Velha recebeu em janeiro o diretor João Branco de Cabo Verde; em fevereiro, a Mindelact – Associação Artística e Cultural (Cabo Verde) receberá o diretor português Graeme Pulleyn; e em março, Marcio Meirelles irá à Portugal para dirigir os jovens participantes no Teatro Viriato.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.