Kiki Lima: é preciso despartidarizar a Cultura

24/01/2013 00:08 - Modificado em 24/01/2013 00:08

O artista plástico Kiki Lima defendeu , no fórum de reflexão realizado pelo PAICV , no dia município , que é preciso despartidarizar e desgovermentalizar a Cultura .

 

O pintor defendeu que é preciso uma política cultural e é necessária a “despartidarização” da cultura. Considera que ninguém pode pensar que pode fazer melhor ou açambarcar a cultura conforme os pontos de vista partidários, porque perderíamos muito com isso”. Garante que é necessário definir uma rede de política que crie uma rede de economia.

Em relação à cultura e eventos, defende que é preciso continuar a debater para que haja uma economia da cultura em São Vicente ,pois “Tem-se falado em transformar a cultura como um meio de subsistência, uma economia cultural, mas na pratica não sabemos como se efectua. Penso que não existe cultura como meio de subsistência e logo, é necessário debater sobre o assunto. ” Adianta que “não existe, ainda, um modelo concreto para desenvolver uma economia à base da cultura em São Vicente”.

 

  1. anonimo

    é preciso despartidarizar muita coisa nesta terra

  2. Eduardo Oliveira

    A cultura cabo-verdeana vem de hà muito de todas as ilhas e o partido no poder descaradamente so apresenta Santiago. Temos outras riquezas seculares que nasceram em outras ilhas. O Ministério da Cultura age como se fosse um departamente da Repùblica de Santiago: – so cantam o funanà e dançam a tchabeta. Esquecem a morna, a coladeira, a mazurca e outras mais da Brava, da Boavista, etc.,
    Basta de segregacionismo.
    Basta de arbitrariedades e de nepotismo.
    Somos africanos, SIM, mas cabo-verdeanos

  3. Joaquim ALMEIDA

    Kiki Lima tem razao no que diz ; até agora a nossa cultura , particularmente a nossa mùsica , tem servido simplesmente como instrumento de propaganda para as campanhas eleitoral , divertimento em todo tipo de festa , sem se pensar nos seus autores compositores, e interpretes . A mùsica é propriedade intelectual que merece ser protegida e respeitada em qualquer circunstâncias em que ela for utilizada .Gràças à nossa mùsica e os nossos intèrpretes , Cabo Verde é bem visto em toda parte do mundo .

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.