Mulheres de peso : Quando não há trabalho há que trabalhar

22/01/2013 00:25 - Modificado em 22/01/2013 00:26
| Comentários fechados em Mulheres de peso : Quando não há trabalho há que trabalhar

Arlete Media é a responsável por um grupo de 10 jovens raparigas que buscam o seu dia-a-dia na descarga de contentores num dos estabelecimentos comerciais da ilha de São Vicente. A ideia partiu da iniciativa de Arlete devido à falta de trabalho e não querendo ficar parada, depois de ver a empresa onde trabalhava fechar as portas, falou com o responsável da casa comercial. Este pediu para que arranjasse um grupo de 10 jovens para formar uma equipa e trabalhar na descarga de contentores. Decidida, foi e conseguiu arranjar um grupo e hoje lado a lado com os homens fazem a sua parte na descarga.

 

A falta de trabalho e de outras opções é a razão principal apontada para enveredar por este tipo de trabalho. Para Vânia, “em vez de ficar só sentada sem trabalho” apareço sempre à frente do estabelecimento para descarregar contentores. Zuleica que também exerce essa função optou pela mesma razão, à falta de algo para fazer. “Quando não temos trabalho fazemos qualquer coisa”, diz ela. Acrescenta que quando já se é mãe “não temos muita escolha” e aceitamos qualquer trabalho “desde que seja honesto”. Avança a líder do grupo que a maioria das jovens já são mães e por isso “têm de procurar a vida e não depender só dos pais”.

 

O trabalho, apesar de ser pesado, parece não intimidar este grupo que mostra gostar do que faz. Apesar de trabalharem juntamente com homens, revelam que ficam com os trabalhos mais leves deixando os mais pesados para os homens. Vânia diz que apesar do trabalho ser pesado quando se acostuma já não o sente. E como trabalham juntos, quem terminar primeiro, costuma ajudar o outro grupo.

 

Apesar de ser um trabalho que gostam de fazer o problema é que não é diário. Este é o único ponto negativo; se fosse diário, poderia trazer maior estabilidade não só para este grupo mas para todos os que trabalham na descarga de contentores

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.