Cabral ditador e egocêntrico: Marina Ramos contesta Mário Cissoko

20/01/2013 22:51 - Modificado em 20/01/2013 22:51

As recentes declarações do historiador guineense, Mário Cissoko que conviveu de perto com Cabral, acusando-o de ser “egocêntrico” e que “fez tudo para chegar onde chegou”, não passaram em branco na palestra promovida pela Comissão Regional Política do PAICV, subordinada ao tema “o legado de Amílcar e a nova geração”. A palestra ministrada pela historiadora Marina Ramos contou com a participação do público que pediu um comentário às declarações de Mário Cissoko.

 

A palestrante contestou as afirmações do historiador guineese.Marina Ramos afirmou que quando Cabral disse “eis a minha vida” e que colocaria todo o seu conhecimento, recursos e habilidades ao serviço da libertação de Cabo Verde e da Guiné, é uma amostra de que ele não era egocêntrico. O sacrifício da família e da estabilidade financeira que o trabalho na sua área de formação lhe traria para se dedicar aos outros é a mostra do seu carácter. E afirma que não nos devemos “preocupar com os comentários de outros”, mas focar-nos no que Cabral fez de bom em prol da causa da libertação nacional.

 

Vários participantes deram o “seu apoio” a Amílcar Cabral e pela pessoa que representa. “Cabral egocêntrico, negando projectos internacionais e todas as ofertas do regime colonial metendo-se no mato sem saber o que iria vestir sem saber o que iria comer”, disse um dos participantes. E acrescentam que “Cabral deu tudo o que tinha para a luta”.

 

Marina Ramos considerou que as afirmações devem ser levadas em conta apenas como uma opinião. E a vida de Cabral e o que ele fez para que o país fosse livre são os frutos mencionados pela sua luta. E que a “abnegação é o que falta nesta geração actual”.

 

E Marina Ramos conclui “já está na hora que quem esteve e conviveu com Amílcar Cabral escreva a sua própria versão”.

  1. Carlos Tavares

    EGOCÊNTRICO? AMILCAR CABRAL? Quem é o Mário Cissoko?
    Será que este historiador sabe o significado desta palavra?

  2. Talvez este Mario Cissoko foi um dos que ajudou a assasinar o nosso Lider,Heroi AMILCAR CABRAL.

  3. Baldoque

    Quem conviveu com ele?
    Quem esteve perto? Se calhar devem analisar e depois mandar vir.

  4. Toy de Sodade!!!!!!

    Se Cabo Verde é hoje o que é,com modernismo pleno sec xxI e mais, cada um pensa com a sua propria cabeça, todo o mundo é livre de expressão e pensamento e de religião.Ssoko, pergunta zé maria para que integras no seio da materia.Não esqueças de fazer Trabalho de Casa todos os dias antes de ir as Aulas.

  5. Pulu - S. Vicente

    Marina, bo ta prifiri credità na lenda e esquessè o testemunho real de quem cunvivè ma Cabral!!…. Ma bo ta pensà que tem ou tive algum lider nacional,que foss santo e exemplar?… Bo ta oia bolinha Marina… e jà agora ondè qe bo cumprà bo cursso?… Abross amig de Pulu…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.